Café Sonhos e Sabores

O que é?

O Café Solidário Sonhos e Sabores é um empreendimento cuja atividade econômica é oferecer serviços de Coffee Break voltado ao atendimento a empresas. Como cooperativa autogestionária é constituída por mulheres, todas muito bem capacitadas e capazes de oferecerem um ótimo serviço e participarem também da gestão do negócio.

O que faz?

A cooperativa oferece um cardápio completo para serviço de Coffee Break e expande, quando demandado, para Work Lunch e eventos que perdurem o dia todo. Os produtos oferecidos são feitos com produtos naturais (produzidos localmente na horta comunitária) e integrais, com raízes caiçaras, para que se tornasse uma alternativa sustentável de geração de trabalho e renda para mulheres do bairro, com foco em sustentabilidade e alimentação natural. Consta também a opção de Coffee Break proveniente apenas de insumos orgânicos. Os alimentos perecíveis são sempre frescos, sendo que são comprados pontualmente conforme a necessidade.

Onde?

A Sonhos e Sabores localiza-se no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, Guarujá, São Paulo.

Por que?

A maior parte das famílias que residem em Santa Cruz dos Navegantes é de baixa renda, sendo que boa parte delas ainda busca por recursos e trabalhos em locais vizinhos, principalmente Santos. Por isso tal projeto visa contribuir para o desenvolvimento local a partir do Café Solidário Sonhos e Sabores, estimulando o desenvolvimento socioeconômico da região baseado em Economia Solidária.

Como foi possível?

Após muitos anos a frente da padaria comunitária, Cleunice, ou Keka (como é chamada por todos), foi convidada a realizar um coffee break para uma delegação de executivos brasileiros e estrangeiros que fizeram uma visita de uma semana na comunidade. O serviço oferecido foi um sucesso. A partir desta oportunidade chamou outras nove mulheres desempregadas do bairro e as capacitou para a produção de pães artesanais e outros quitutes. Surgiu, então, a idéia de um empreendimento solidário, autogestionário que servisse coffee breaks a executivos e empresas.

O Projeto recebeu apoio inicial da Petrobras, dentro do projeto Reutilizando Materiais e Reciclando Idéias e conta com a parceria da Unimed como cliente e divulgadora de seus serviços. Além disso, o café Solidário iniciou um diálogo com Arthur Wolkovier, cônsul da Guatemala, através do Instituto HSBC Solidariedade. Arthur se interessou tanto em comprar alguns equipamentos necessários como em oferecer uma consultoria que preparou o grupo para seu crescimento e consolidação.

Como estão?

O Café Solidário está atualmente com 8 mulheres cooperadas, possui uma sede própria e um veículo (que é compartilhado com a Cooperilha, Cooperativa de arte-reciclagem do bairro). Além disso, o empreendimento já comprou grande parte dos utensílios necessário para oferecer coffee breaks para 60 pessoas. Por fim, a equipe está bem treinada e com capacidade de oferecer produtos de alta qualidade a clientes exigentes.

Fotos Coffee Break:

Contato:

www.cafesonhosesabores.com.br

contato@sonhosesabores.com.br

(13) 3354.1180

(13) 9707.5306